E-mail Marketing para Consultórios: Como Nutrir e Conquistar Novos Pacientes.
- Denise Facciuto

- 27 de set.
- 4 min de leitura
Atualizado: 29 de out.

Seja bem-vindo(a) de volta! Dando continuidade à nossa trilha de aprendizado, este post foi criado para desmistificar o E-mail Marketing, uma estratégia poderosa que fará total diferença na jornada do seu paciente.
Caso seja sua primeira vez no Blog e sinta a necessidade de entender o contexto, recomendo ler com atenção o post Funil de Vendas. Da Consciência à Conversão. Nele é tratado com profundidade, não somente o conceito do modelo estratégico, como explicadas em detalhes cada uma das três etapas principais.
E-mail Marketing de Nutrição: O Que É?
Um conceito simplificado do que entendemos por E-mail Marketing poderia ser: Uma estratégia de automação que envia uma sequência de e-mails personalizados para potenciais pacientes, com o objetivo de educá-los, construir confiança e guiá-los até a conversão.
Isso é feito através de conteúdo de valor e soluções adequadas ao nível de interesse e ao estágio do funil de vendas em que o paciente se encontra. E ao se tratar de e-mail, você pode estar se perguntando: Hoje, com tantas opções para se comunicar, muitas delas disponibilizando resposta imediata, como é o caso dos aplicativos de mensagens, faz sentido considerar o e-mail um formato válido para atingir seu público-alvo? A resposta é um sonoro sim! E vou lhe mostrar o porquê. Acompanhe o raciocínio.
Por que o E-mail Ainda é a Ferramenta Mais Poderosa para Médicos?
Enquanto a grande maioria das plataformas permite o alcance de públicos mais amplos, o e-mail continua sendo uma forma de comunicação direta e pessoal. Na área da saúde, dois fatores são absolutamente essenciais: Transparência e confiança. Ambos podem ser perfeitamente associados a esse formato. Vejamos outras vantagens significativas em aderir à estratégia.
Otimização de recursos: O e-mail marketing é talvez, a estratégia mais eficiente em termos de otimização de recursos, sejam estes seu tempo, de valor inestimável, ou recursos financeiros, propriamente ditos. Comparado a outras ferramentas, o e-mail é o que representa o menor custo e ainda assim produz o maior retorno sobre o investimento (ROI). Para se aprofundar no estudo das métricas essenciais para o desenvolvimento do seu consultório, vale muito a pena conferir o post sobre Métricas do Negócio.
Visibilidade: Se você é o encarregado de fazer a gestão das suas Mídias Sociais, ou acompanha de perto o trabalho do profissional ao qual foi delegada a função, deve ter percebido que não basta criar conteúdo de qualidade e disponibilizá-lo nas plataformas. Hoje, fazer com que o algoritmo entregue seu conteúdo a potenciais pacientes é complexo. Assim, ao contrário de um post que pode facilmente ser escondido ou ignorado, o e-mail entrará diretamente na caixa postal do seu paciente. Isso é extremamente poderoso para aumentar a retenção, o engajamento e, consequentemente, a conversão!
Autoridade: Por razões óbvias, os pacientes confiam, de forma geral, nos seus médicos. Agora imagine a admiração, a consideração e o respeito gerados no paciente que recebe regularmente uma newsletter contendo informações altamente relevantes que podem melhorar consideravelmente sua qualidade de vida. No mínimo, ele irá considerar o recebimento como um gesto de atenção, e isso influenciará positivamente a forma como sua reputação será comentada.
Relacionamento: Um conteúdo bem pensado e cuidadosamente lapidado será um diferencial na hora de consolidar a fidelização do seu paciente. O nosso comportamento como consumidor de conteúdo está mudando e valoriza cada vez mais a originalidade, a individualidade e a privacidade. Uma mensagem persuasiva o suficiente, direcionada no momento certo para um único paciente, será sempre, infinitamente mais poderosa que um post visto por centenas.
O Passo a Passo de uma Campanha de Nutrição.
Coleta de contatos: Para aumentar sua base de leads a fim de potencializar sua estratégia de e-mail marketing, uma das formas mais eficientes continua sendo criar e compartilhar conteúdo relevante de qualidade. Invista em canais que permitam o preenchimento de formulários em troca, por exemplo, de e-books ou guias práticos sobre um determinado tema.
Segmentação: Segmentação nada mais é do que a prática de dividir a lista de contatos em grupos menores, que chamaremos de segmentos, com base em características como dados demográficos, comportamento ou interesses. Esta estratégia aumenta o engajamento, melhora as taxas de conversão e reduz as taxas de cancelamento, pois os assinantes recebem conteúdo que realmente lhes interessa.
Sequência de E-mails: Uma sequência de e-mails é um conjunto de mensagens de marketing automatizadas, enviadas a um público em um cronograma definido ou acionadas por ações específicas, como um agendamento de consulta, por exemplo. Essas sequências têm vários objetivos e podem ser configuradas uma vez para trabalharem de forma contínua, com opções de personalização e ramificações baseadas em comportamentos do destinatário. São exemplos de sequência de e-mails a de boas-vindas, e-mail de valor, na qual são compartilhadas dicas ou informações relevantes para o paciente, e-mail de prova social, que incluem depoimentos ou e-mail de oferta no qual você sugere, por exemplo, horários de atendimento.
O Importante Papel da Automação
Uma das formas mais eficientes de administrar e poupar recursos é, sem lugar a dúvidas, a automação. A partir de regras predefinidas, é possível acionar mensagens de e-mail e personalizar o conteúdo com base em ações específicas que os clientes realizam ou não.
Você pode, por exemplo, automatizar as boas-vindas quando um paciente se cadastrar para receber sua newsletter, sugerir tratamentos complementares ao tratamento em curso ou simplesmente um lembrete rápido em relação aos horários das consultas. A maior conquista da automação é, portanto, poupar tempo e escalar a estratégia, evitando a repetição de tarefas monótonas.
Nutrir para Colher
Neste post, nos debruçamos sobre o conceito de e-mail marketing, as vantagens da estratégia ser utilizada por profissionais da saúde, o passo a passo para criar uma campanha produtiva e coesa e, finalmente, demos uma breve explicação sobre o que se trata a automação.
A lição a ser levada em consideração, no entanto, é a de que é absolutamente necessário nutrir o relacionamento direto com o paciente, a fim de estimular a credibilidade e confiança, assim como fortalecer a fidelização.
O tempo é seu bem mais precioso, e a complexidade do e-mail marketing não pode tirar seu foco dos pacientes. Se você quer nutrir seus contatos e ter um funil de agendamentos eficiente sem o trabalho manual, eu posso ajudar.


Comentários