Funil de Vendas: Da Consciência à Conversão. Um Guia Essencial para a Sua Estratégia Digital.
- Denise Facciuto

- 27 de set.
- 4 min de leitura
Atualizado: 29 de out.

Se você chegou até aqui, provavelmente tenha acompanhado a nossa trilha de conhecimentos básicos sobre Marketing Digital para profissionais da Saúde. Nos posts anteriores, tratamos de assuntos relevantes como a criação de anúncios eficientes, um guia para médicos que não são especialistas em Tráfego Pago, as armadilhas por trás das Métricas de Vaidade, e a importância de mensurar desenvolvimento e resultados reais das suas campanhas através de Métricas de Negócio. Conteúdo este, extremamente útil para quem pretende gerir o fluxo de tráfego num consultório.
Anúncios e métricas, no entanto, são apenas partes de um processo maior e mais complexo, a espinha dorsal de qualquer estratégia digital: o funil de vendas. Na minha consultoria, a gente o traduz para a sua área de atuação, chamando-o de o "Funil de Agendamentos". Mas o que é exatamente esse funil e por que ele representa o centro nevrálgico de qualquer estratégia de marketing bem-sucedida? É exatamente isso que vamos explorar a partir de agora.
O Que É Um Funil de Vendas e Por Que Ele É Crucial para Seu Consultório?
Podemos começar definindo o Funil de Vendas como um modelo estratégico. Em poucas palavras, uma estrutura organizada de diretrizes, etapas e ferramentas que um negócio usa para definir e alcançar seus objetivos de longo prazo, servindo como um mapa para a empresa. Esse direcionamento é particularmente importante porque permite guiar as decisões e alinhar operações e recursos aos propósitos previamente estabelecidos.
No Funil de Vendas, que aqui chamaremos de “Funil de Agendamentos”, o modelo estratégico representa a jornada do paciente, desde o primeiro contato com o serviço ofertado até a decisão final de agendamento. Essa jornada é organizada em fases. O principal objetivo é guiar potenciais pacientes através de todas as etapas, afunilando o público até a confirmação de agendamento, transformando visitantes em pacientes.
As Três Etapas de um Funil de Vendas: Da Atração à Conversão.
Ciente do valor inestimável do seu tempo, vou me concentrar nas três etapas básicas, o topo (ToFu), o meio (MoFu) e o fundo (BoFu). Vamos entender o comportamento esperado pelo paciente em cada uma delas e a importância de identificar esses estágios, a fim de aprimorar sua estratégia.
Etapa 1: Topo do Funil. Fase da Consciência e da Atração.
Nesta fase, também conhecida como ToFu (Top of the Funnel), o potencial paciente não necessariamente apresenta um problema específico a ser solucionado através da sua oferta de serviços, mas ele tem, no entanto, curiosidade sobre o tema ou "dor" genérica.
Conteúdo: Utilizar seus canais de comunicação, sejam estes redes sociais, email marketing ou mensagens de aplicativo, para sugerir conteúdo relevante sobre o tema, dicas de bem-estar ou curiosidades sobre saúde, pode chamar a atenção e contribuir para a atração inicial. Nesse estágio, meu trabalho é precisamente criar campanhas de anúncios e conteúdo relevante que atraem com assertividade o público ideal e o preparam para a próxima fase da jornada.
Etapa 2: Meio do Funil. Fase da Consideração e Nutrição.
Na etapa intermediária do processo, MoFu (Middle of the Funnel), o paciente já reconheceu o problema e começa a refinar sua pesquisa, utilizando geralmente motores de busca como o Google para acessar informações que lhe sejam úteis. É nesse momento que ele começa a considerar a ideia de contratar algum serviço ou produto. Ele avalia e compara opções.
Conteúdo: Se coloque no lugar do paciente. Se você procura por informação, um material relevante, que sane suas dúvidas e aumente o seu conhecimento será sempre bem-vindo. Em marketing, chamamos de “nutrir" a ação de criar e direcionar esse conteúdo. Meu trabalho consiste em fazer uma curadoria rigorosa e construir uma estratégia eficiente de e-mail marketing que não só capte a atenção do paciente, como o convença a se manter na jornada, decidido a dar o próximo passo.
Etapa 3: Fundo do Funil. Fase da Decisão e Conversão.
Nos referimos a conversão quando o visitante de um site ou campanha publicitária realiza uma ação desejada. Estas ações são diversas e vão desde o retorno através de aplicativos de mensagens como o WhatsApp, à confirmação e pagamento do agendamento de uma consulta. Para o gestor da campanha, esta fase, também conhecida como BoFu (Bottom of the Funnel) ou fundo do funil, é crucial, já que o visitante está pronto para agir.
Conteúdo: Qual o tipo de conteúdo que deve ser direcionado ao visitante nesta fase? Conteúdo que gera confiança. Focar em depoimentos reais, recentes e atualizados, compartilhar cases de sucesso (mantendo o sigilo) e uma chamada de ação muito bem estruturada, são opções recomendadas. É aqui que um olhar especializado e ações pontuais como as que são colocadas em prática na minha consultoria, fazem a diferença, transformando o interesse do visitante em uma ação concreta.
O Valor Real de um Funil de Vendas Bem Estruturado
Neste post, estudamos o conceito de Funil de Vendas. Estudamos também cada uma das três fases no processo de implementação do modelo estratégico, mas principalmente, a importância de direcionar a jornada do paciente de forma coesa.
Atualmente, existe a disposição de quem se interessar pelo assunto, um vasto e diversificado conteúdo, mas é importante observar que, embora a teoria seja acessível, a implementação e otimização do funil de vendas exigem um olhar técnico e experiência.
A construção de um funil de vendas eficiente é a espinha dorsal de qualquer estratégia digital de sucesso. Quer saber como um funil personalizado pode transformar o seu negócio?
Entre em contato para agendar uma conversa e dar o próximo passo.
Para aprofundar seus conhecimentos
Ao final de cada post, recomendo um título, artigo ou conteúdo que pode ser útil para dar continuidade aos seus estudos. Minha sugestão para este post é o livro Funil de Vendas. Um jeito fácil para você realizar bons negócios. Marques Humberto, Levi Renato. Editora SENAC, SP.


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