top of page

ROI vs. Métricas de Vaidade: Por Que Focar em Vendas e Não em Likes.

  • Foto do escritor: Denise  Facciuto
    Denise Facciuto
  • 26 de set.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 29 de out.

Banner mostra calculadora de design moderno na cor preta junto a texto na cor azul ciano e elemento gráfico cinza escuro, representando métricas de marketing no faturamento de um consultório médico.
Números impressionantes e conteúdo viral realmente refletem o crescimento real de um consultório?


Se você leu meu primeiro post sobre como escrever um anúncio online eficiente sem ser um profissional do marketing pago, já sabe que é perfeitamente possível realizar a tarefa. Mas também sabe que conciliar uma agenda saturada com as horas de estudo, pesquisa e monitoramento para garantir o retorno do seu investimento pode ser um tanto desafiador.


Neste post, você vai aprofundar seu conhecimento sobre o vasto e complexo universo do marketing. Vamos explorar o conceito de Métricas de Vaidade e, uma vez familiarizado com o termo, você entenderá a importância de priorizar a mensuração dos resultados a partir de um outro olhar. (Se você ainda não leu o post anterior, clique aqui e confira.)


Mas afinal, o que são Métricas de Vaidade e por que elas são perigosas para o seu consultório?



À primeira vista, um perfil nas redes sociais que ostenta números expressivos de seguidores e curtidas pode parecer sinônimo de sucesso. Esse comportamento, alimentado pelo protagonismo do indivíduo comum nas plataformas digitais, moldou a forma como interpretamos o conteúdo ao qual somos expostos.


Mas, na prática, números impressionantes e conteúdo viral realmente refletem o crescimento real de um negócio? Digamos que as métricas de vaidade são como um termômetro que, em vez de marcar a temperatura real, mostra o que queremos ver. Como diagnosticar corretamente e tomar a decisão certa com dados errados?


Métricas de Vaidade têm nome. Conheça as principais.


Ciente do valor inestimável do seu tempo, vou me limitar a três das principais métricas que você deveria desconsiderar caso o objetivo seja medir o progresso real de um anúncio ou campanha.


Cliques no Anúncio: 

De longe, o terror de quem anuncia na internet! Ter 5.000 cliques no seu anúncio de implantes dentários pode parecer promissor, mas se nesse período não houve um agendamento sequer, o que isso realmente significa? Quando o público-alvo não é segmentado de forma correta, um alto volume de cliques representa um prejuízo enorme.


Impressões e Alcance: 

Se seu anúncio é visualizado por 100.000 pessoas, mas desse número apenas 10 poderiam se tornar pacientes qualificados, estamos falando de um desperdício notável de recursos.


Curtidas e Compartilhamentos: 

O tempo provou que a popularidade online não se traduz em conversão. Milhares de curtidas ou comentários no seu perfil não farão com que sua agenda, de fato, fique lotada. Pelo contrário, o público está cada vez mais atento, e números inflados podem corroer irreversivelmente a sua credibilidade.


As métricas que realmente importam.


Este é o tema central do nosso próximo post, para o qual você fica desde já, gentilmente convidado. Separei, no entanto, um brevíssimo resumo do que será tratado por lá, a fim de entendermos a importância de priorizar algumas informações em detrimento de outras.


À diferença das métricas tratadas aqui, as Métricas de Negócio têm um impacto direto no faturamento e no crescimento do consultório. No próximo post, nos aprofundaremos no estudo de três das principais: o Custo por Aquisição de Paciente (CPA), a Taxa de Conversão (CVR) e o Retorno sobre o Investimento em Anúncios (ROAS).


Espero que a informação disponibilizada neste blog lhe seja útil. A ideia é desmistificar os princípios básicos do Marketing e do Tráfego Pago, para que, dessa forma, você possa exigir do profissional encarregado da sua estratégia a melhor performance.


Se optar por meus serviços, a prioridade absoluta será otimizar cada centavo do seu investimento. Meu trabalho é garantir que a sua clínica ou consultório apareça no momento em que um paciente em potencial busca o seu serviço no Google ou nas redes sociais, transformando cliques em agendamentos reais e mensuráveis.






Para aprofundar seus conhecimentos


Ao final de cada post, recomendo um título, artigo ou conteúdo que pode ser útil para dar continuidade aos seus estudos. Minha sugestão para este post é o livro Métricas de Marketing. Mais do simplesmente medir, compreenda como as diversas métricas se interligam – e as consequências financeiras resultantes das decisões de marketing. A publicação dá um grande passo nessa discussão ao analisar sistemas alternativos de mensuração de marketing integrado e como as empresas estão montando esses sistemas para diagnosticar melhor e para ter modelos de marketing mais transparentes.






Comentários


bottom of page