Como criar um Anúncio Online Eficiente sem ser um especialista em Tráfego Pago. Guia para Médicos.
- Denise Facciuto

- 25 de set.
- 4 min de leitura
Atualizado: 29 de out.

A sua agenda já é saturada e seu tempo, inestimável. A última coisa que você precisa é de mais uma tarefa complexa, como o Marketing Digital. Mas para manter o seu consultório crescendo, é fundamental que você saiba como garantir que todo o seu esforço traga o retorno financeiro esperado.
Nesta postagem, vamos abordar os conceitos essenciais para que você possa criar anúncios online eficientes para atrair os pacientes que realmente importam.
Tráfego Pago. Nem bicho de sete cabeças nem tarefa a ser subestimada.
Tráfego Pago nada mais é do que a estratégia de investir em publicidade online para atrair visitantes qualificados para um site ou plataforma, utilizando ferramentas como o Google Ads e Meta Ads.
A grande questão é: Como garantir que seu anúncio traga, de fato, o resultado esperado?
Certamente você está ciente de que não basta o anúncio ser exibido ao público certo, e posteriormente ser clicado.
O objetivo principal é fazer com que a pessoa que foi impactada num primeiro momento por seu anúncio, decida escolher os seus serviços entre as milhares de opções disponíveis na sua cidade. É aí que algumas regras fazem total diferença. Vamos entender quais seriam?
04 Passos simples para criar o seu primeiro anúncio online.
Estaria faltando com a verdade, se afirmasse que atingir o público alvo e obter sucesso com uma campanha publicitária é um processo simples, rápido e garantido. Não é, mas isso não significa que melhorar a performance de sua estratégia de divulgação e criar um anúncio que chegue ao menos, para quem já conhece sua trajetória profissional na sua cidade, seja um objetivo intangível. Seguindo estes quatro passos, a criação dos seus anúncios, apresentará uma melhora significativa.
Identifique seu público-alvo ideal.
Imagine que você está num aeroporto e precisa se deslocar a uma determinada cidade. Não faz sentido algum comprar passagens de forma aleatória, simplesmente pelo fato delas estarem mais em conta naquele dia. Você certamente viajará para um outro lugar, mas os objetivos planejados com antecedência, não serão alcançados, já que o “Destino” da sua viagem deveria ter sido outro.
Pense no seu público alvo como o “Destino” da sua mensagem e o que você se propôs a fazer lá. Antes de sair publicando anúncios deliberadamente, pesquise quem é e onde está localizado seu público alvo, isso tornará mais assertivo o seu planejamento.
Escolha a Plataforma Certa de tráfego pago para seu anuncio online: Google Ads vs. Meta Ads.
Nem todas as pessoas acessam frequentemente redes sociais. Estudos recentes, demonstram até uma mudança importante no comportamento do usuário em relação à frequência e ao tipo de conteúdo acessado.
Isso significa que talvez o paciente que precisa contratar seus serviços não necessariamente é um consumidor do conteúdo publicado usualmente em redes sociais como Instagram ou Facebook e muito menos se identifica com tendências virais. Talvez, ele ou ela, prefira fazer a pesquisa diretamente, de forma rápida e segura no Google, por exemplo. Identificar qual a plataforma que melhor descreve o local de busca de informações do paciente, é um dos principais fatores a ser levado em consideração ao criar seu anúncio.
Crie Anúncios que Convertem (e não só informam).
Este talvez seja o passo mais difícil para quem não possui amplo conhecimento em Copywriting, como é o caso da maioria dos profissionais da saúde, no entanto, é uma habilidade que pode ser aprimorada com -muita- prática, tempo e estudo. Em outras palavras, isso significa que é perfeitamente possível aprender a identificar qual a mensagem que consegue captar a atenção do seu público, adaptá-la e replicá-la até conseguir uma fórmula que funcione.
Mensure o Sucesso: CPL, CPA e ROAS.
Sem uma análise de métricas é literalmente impossível identificar aquilo que funciona ou não. Essas métricas e sua respectiva análise, não necessariamente precisam ser complexas, mas devem impreterivelmente existir e serem muito bem estudadas. Quanto mais dados você tiver à disposição, mais fácil será tomar decisões no que respeita à mensagem que será transmitida no seu anúncio.
Escrevi dois posts que tratam do assunto em profundidade, vale a pena conferir. No primeiro, explico com profundidade as Métricas de Vaidade, clique aqui para acessar o conteúdo. Num outro post complemento a informação abordando em detalhes as Métricas de Negócio. Basta clicar aqui para ser direcionado.
Investimento, nem luxo nem gasto supérfluo.
De forma simplista, para ilustrar pode-se dizer que, investir em anúncios de qualidade, nas plataformas certas é a forma mais eficiente para atingir de forma rápida e segura, a captação de pacientes qualificados. Engana-se quem pensa que postar numa rede social uma arte feita no Canva e curtir postagens da concorrência, trará resultados relevantes, se o intuito é atrair a atenção e consequentemente conseguir ser contratado pelo paciente ideal.
O investimento, que não é unicamente financeiro, é proporcional ao objetivo a ser alcançado. Entender isso e colocar em prática ações bem planejadas, evitará desperdício de energia, tempo e dinheiro, recursos altamente valiosos para qualquer um, mas sobretudo, para quem tem muito a fazer dentro ou fora de um consultório.
Seu tempo é limitado. Sua carreira não precisa ser.
A esta altura, você deve ter percebido que, como qualquer outra atividade ou projeto, a criação de anúncios realmente eficientes demanda tempo, conhecimento e investimento. Uma tríade altamente valiosa nem sempre permeável à adição de novos compromissos.
É perfeitamente possível adquirir o conhecimento necessário otimizar sua estratégia de captação de pacientes, a grande questão é, o que é necessário priorizar para conseguir realizar - mais uma- tarefa da já saturadíssima agenda.
Fui treinada para transformar sua visibilidade na internet em agendamentos reais e mensuráveis, para que você possa focar no seu consultório. Meu trabalho é garantir que a sua clínica ou consultório apareça no momento em que um paciente em potencial busca o seu serviço no Google ou nas redes sociais.
Para aprofundar seus conhecimentos
Ao final de cada post, recomendo um título, artigo ou conteúdo que pode ser útil para dar continuidade aos seus estudos. Minha sugestão para este post é o livro Segredos do Tráfego (Traffic Secrets) - Descubra as estratégias para atrair clientes ideais para seu site e funis de vendas. por Russell Brunson.




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