Contas no Azul. As Métricas que Realmente Importam.
- Denise Facciuto

- 26 de set.
- 4 min de leitura
Atualizado: 29 de out.

Se no nosso último post você aprendeu que Métricas de Vaidade como 'curtidas' e 'alcance' são armadilhas, agora é hora de entender o outro lado da moeda: O que você deve olhar para garantir o crescimento do seu consultório. Caso não tenha conferido, clique aqui para ler o post.
De forma ampla, chamamos de Métricas de Negócio os dados que servem para avaliar e medir o desempenho de uma empresa. No seu caso, esses dados são uma informação altamente valiosa, que permitem não somente monitorar o desempenho do faturamento, como identificar e eventualmente corrigir algo “Fora da curva”.
Se eu tivesse que resumir numa única frase o sucesso de uma estratégia de tráfego pago, diria que não se trata de números grandes e sim, de números inteligentes.
Três Métricas que Transformam Cliques em Pacientes.
No Performance Marketing, trabalhamos ao menos com uma dezena de métricas e outras tantas KPIs já que a qualidade da informação obtida determina a assertividade na tomada de decisões. Para você que está se adentrando neste universo, selecionei as principais. Vamos entender cada uma delas.
Custo por Aquisição de Paciente (CPA).
É o custo real para a aquisição de um novo paciente através de um anúncio ou campanha. A fórmula é simples, basta dividir o custo total da campanha pelo número de aquisições.
Por que importa: Em primeiro lugar, para analisar a eficiência. Os dados ajudam a entender o custo unitário de cada conversão, o que permite fazer uma comparação minuciosa entre campanhas, períodos ou canais. Com essa informação em mãos, otimizar futuras campanhas e avaliar o ROI (Retorno sobre o investimento) torna-se muito mais fácil.
Exemplo Prático: Se você investiu R$ 500 em anúncios e conseguiu 5 novos pacientes, seu CPA é de R$ 100. Se cada paciente novo gera, em média, R$ 500 para o seu consultório, o seu retorno é imediato.
Taxa de Conversão (CVR).
É a porcentagem de pessoas que, após clicarem no seu anúncio, realizam a ação desejada, o que chamamos de conversão. Essa ação pode ser agendar uma consulta, mas também pode ser enviar uma mensagem via Whatsapp, por exemplo.
Por que importa: Os dados obtidos com essa métrica são os indicadores da qualidade do seu tráfego, isto é, das pessoas que você conseguiu atrair com seu anúncio. Se seu anúncio tem muitos cliques mas a CVR é baixa, é necessário avaliar sua estratégia já que o anúncio está sendo direcionado ao público errado.
Exemplo prático: Se 1.000 pessoas clicaram no seu anúncio mas somente 2 agendaram uma consulta, sua CVR é de 0,2%. Nesse caso, aumentar essa taxa de 0,2% para 2% é muito mais valioso do que conseguir 10.000 cliques de pessoas desinteressadas.
Retorno sobre o Investimento em Anúncios (ROAS)
É a métrica que responde à pergunta: Quanto dinheiro eu ganho para cada real que gasto? ou em outras palavras, o valor que você recebe para cada real investido em anúncios.
Por que importa: Esta é a métrica final, que conecta o gasto diretamente com a receita. Os dados permitem visualizar de forma clara e objetiva se seu tráfego pago está gerando lucro suficiente, precisa ser ajustado para que o investimento faça sentido ou totalmente reformulado.
Exemplo prático: Se pergunte. Qual foi o retorno em agendamentos para cada R$ 1,00 investido? Um ROAS de 5:1 significa que a cada real investido, você recebeu R4 5,00 de volta. Neste caso, a métrica mostra que seu tráfego pago está gerando lucro.
Trabalho em Conjunto, a chave do Sucesso.
Você deve ter percebido que as métricas citadas não trabalham de forma isolada. Para se obter um ROAS saudável é necessário monitorar de perto CPA e CVR. Se a porcentagem de pessoas que realizam a ação desejada após clicar no seu anúncio é alta, o seu custo de aquisição será consequentemente baixo, o que influencia diretamente a proporção do seu ROAS.
A complexidade está em manter o equilíbrio perfeito independentemente de eventos e fatores adversos como a entrada de um novo concorrente, por exemplo.
O objetivo do tráfego pago não é o "clique" ou o "like", mas sim o lucro e o crescimento sustentável do consultório. Gerenciar estas métricas para garantir o máximo de resultados é um trabalho que exige dedicação, conhecimento técnico e tempo.
Pronto para focar no que realmente importa: o crescimento real do seu consultório? Entre em contato e descubra como a gestão profissional de tráfego pago pode garantir que seu consultório cresça.
Para aprofundar seus conhecimentos
Ao final de cada post, recomendo um título, artigo ou conteúdo que pode ser útil para dar continuidade aos seus estudos. Minha sugestão para este post é o livro Métricas de Marketing. Mais do simplesmente medir, compreenda como as diversas métricas se interligam – e as consequências financeiras resultantes das decisões de marketing. A publicação dá um grande passo nessa discussão ao analisar sistemas alternativos de mensuração de marketing integrado e como as empresas estão montando esses sistemas para diagnosticar melhor e para ter modelos de marketing mais transparentes.



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